Convidamos: O Renascimento do Parto

20/08/2013 22:41

ESTREIA em Belo Horizonte: 23 de agosto (sexta-feira)
Gênero: Documentário
Diretor: Eduardo Chauvet
Produção: Brasil
Distribuição: Espaço Filmes
Classificação Indicativa: 10 anos
Duração: 90 min
Sinopse: O filme "O Renascimento do Parto" retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.

LOCAL: Usiminas Belas Artes
Endereço: R. Gonçalves Dias, 1581.
O filme ficará em cartaz a princípio de 23 a 29/08/2013. Horário das sessões a definir (informaremos quando soubermos). https://www.usiminasbelasartes.com.br/salas-e-horarios.php


SESSÃO COMENTADA GRATUITA
Com intuito de levantar as discussões acerca do paradigma de assistência ao parto e ao recém-nascido vigente em nosso país, mostrando os malefícios do modelo atual, tecnicista e intervencionista, e os benefícios de um modelo de assistência pautado nas recomendações internacionais e na medicina baseada em evidencias cientificas, que leva em consideração os aspectos fisiológicos do parto e a individualidade de cada mulher e ainda promover mudanças no sistema obstétrico mineiro, o Instituto Nascer e o Usiminas Belas Artes, com apoio do Movimento BH pelo Parto Normal e ONGs Bem Nascer e Ishtar, realizam, no sábado, 24 de agosto, às 10h, sessão gratuita* comentada do filme 'O Renascimento do Parto' com as presenças de:
- Ricardo Chaves(RJ), pediatra personagem do filme; 
- Marcos Dias (RJ), ginecologista obstetra, do Instituto Nacional da Saúde da Mulher da Fiocruz e Ministério da Saúde. 
- Míriam Rego, enfermeira obstetra e integrante da equipe de parto domiciliar de BH; 
- Hemmerson Magioni, ginecologista obstetra do Instituto do Nascer
- Sônia Lansky, pediatra doutora em Saúde Pública e coordenadora da Comissão perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Consultora do Ministério da Saúde. 

*retirar o ingresso na bilheteria meia hora antes da sessão.


TRAILER OFICIAL:https://youtu.be/1zB-5ASFqm0

DESCRIÇÃO:
O longa metragem "O Renascimento do Parto" retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados "hormônios do amor", liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

Com a participação especial do cientista francês Michel Odent, da antropóloga norte-americana Robbie Davis-Floyd, da parteira mexicana Naoli Vinaver, do ator e diretor de cinema Márcio Garcia e sua esposa, a nutricionista Andréa Santa Rosa.
Resumo da trama
Um filme de Érica de Paula e Eduardo Chauvet

Direção, produção executiva e montagem: Eduardo Chauvet
Pesquisa, roteiro e produção: Érica de Paula
Direção de fotografia, som direto e mídias digitais: Rafael Morbeck

Email: orenascimentodoparto@gmail.com
Telefone: + 55 (61) 8447-5783 e + 55 (61) 9983-2219